quarta-feira, 17 de junho de 2015

Eventos consolidam destinos turísticos em Goiás

0
Festival de música Aruanã EmCanto 2015
Foto: Goiás Turismo

O turismo de eventos se destaca atualmente no Brasil e no mundo com suas características peculiares. Entre elas estão, segundo o Ministério do Turismo (MTur), atrair turistas com poder aquisitivo elevado e a consequente realização de gastos maiores em comparação a outros segmentos. Conforme levantamento feito pelo MTur, estima-se que 2,87 milhões de brasileiros e 663 mil estrangeiros se desloquem por ano pelo País atraídos pela cultura.

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, está seguindo essa tendência e realizando eventos de alta qualidade que repercutem de forma extremamente positiva tanto no sentido de atender às expectativas dos turistas, quanto de movimentar a economia de seus destinos turísticos, gerando renda, emprego e fomentando a qualificação de mão de obra.

Em 2015, a perspectiva da Goiás Turismo é realizar grandes eventos, consolidá-los cada vez mais no calendário de Goiás e do Brasil, e alavancar a economia do Estado. “Temos uma programação para o ano todo, com eventos gastronômicos em diversas regiões do Estado, religiosos, culturais e também festas populares pontuais, como a festa junina de Goiânia e o Réveillon”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia.

De acordo com ele, um ponto muito importante e positivo é que o turismo de eventos proporciona um equilíbrio da atividade nos períodos de baixa e alta temporadas. Exemplo é o Aruanã EmCanto – O Festival de Música do Araguaia, que nesse ano foi realizado de 30 de abril a 2 de maio. O prefeito de Aruanã, Paulo Valério, afirma que a cidade sofre severamente com os efeitos da piracema, quando a pesca é proibida. São quatro meses de baixa temporada. “Até o ano de 2013, apenas o Carnaval, que também conta com o apoio da Goiás Turismo e do Governo de Goiás, nos ajudava a recuperar o prejuízo. O Aruanã EmCanto, que teve sua primeira edição em 2014, veio para trazer estabilidade econômica à cidade”, ressalta.

Pesquisas realizadas pela Diretoria de Pesquisas da Goiás Turismo em Aruanã, durante o feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), data da realização do festival em 2014 e 2015, comprovam a afirmação de Paulo Valério. Os números mostram que cerca de 60% dos visitantes da cidade no período foram atraídos pelos shows, hospedaram-se no destino e tiveram altos gastos com alimentação e hospedagem. Segundo Leandro Garcia a estratégia é seguir criando, realizando e apoiando eventos que promovam os destinos turísticos goianos nacional e mundial.

Fonte: Redação.
Author Image

About Renata Chimiti
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário:

Postar um comentário