ANATI reúne mais de 200 pessoas em evento sobre protagonismo da mulher na gestão de TI no Governo Federal - O PASQUIM DO BRASIL

Mobile Menu

Top Ads

Mais Notícias

logoblog

ANATI reúne mais de 200 pessoas em evento sobre protagonismo da mulher na gestão de TI no Governo Federal

19 de abr. de 2023

 

O encontro aconteceu na manhã do dia 18/04 e contou com a presença das ministras da Mulher e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da presidenta da ENAP.

A ascensão e o protagonismo da mulher em cargos de chefia no governo está cada dia mais forte e em constante crescimento. Demonstrando competência e qualificação profissional, elas ocupam cargos de liderança e provam que lugar de mulher é onde ela quiser.

E hoje, realmente estavam onde queriam e falaram o que pensam sobre os avanços e desafios em ser mulher em um cenário profissional, predominantemente masculino, ainda mais se tratando de tecnologia da informação.

A abertura do evento se deu com a fala da diretora da Secretaria do Governo Digital, Eleidimar Odília Isaque da Silva que enfatizou a relevância do evento como agente de reflexão sobre a atuação feminina frente aos desafios de TI e encorajou as presentes a não se intimidar com cargos de chefia “Estejam preparadas para mostrar o potencial feminino. Somos capazes de equilibrar nossos diversos mundos e contribuir com uma boa entrega do serviço público”.

Em continuidade ao evento, a presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Betânia Lemos disse que o momento atual é de equalização do papel entre homens e mulheres e que a ENAP quer participar ativamente desse processo “A ENAP quer contribuir para a formação feminina e construção de políticas equalitárias. Por isso temos investido tanto nas mulheres”.

A ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, trouxe à mesa a questão da misoginia. “Grande parte do ódio contra a mulher acontece nas redes sociais. 35 milhões de pessoas seguem perfis de movimentos machistas. O papel da mulher é estratégico nessa esfera. Queremos respeito!”, finaliza ela.

Para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as mulheres merecem estar onde estão e ocupar, ainda mais, espaços estratégicos. Ela enfatizou a importância do cargo de Analista da Tecnologia da Informação e deu uma prévia de um possível concurso público para a área de TI, a fim de aumentar a diversidade no setor público.  “Queremos aumentar a atratividade do serviço público, incluindo a TI”.

No segundo bloco, a servidora pública federal e Analista em Tecnologia da informação Daniela Baldez, falou sobre a liderança feminina e suas contribuições na Transformação digital. Após ela, a gerente de governança, projetos e aquisições de TIC na subsecretaria de tecnologia da informação do MEC, Isabelle França trouxe o debate sobre os vieses inconscientes da liderança feminina e Márcia Rizzo, psicóloga, sexóloga, engenheira e fundadora da Árya Saúde, deu nomes à termos e ações machistas, frequentemente utilizados no mercado de trabalho.

Por fim, a empreendedora e advogada Camila Rioja, que brilhantemente realizou uma síntese das apresentações, mediou as perguntas e os comentários dos participantes que puderam tirar suas dúvidas e contribuir ainda mais com a temática de diversidade e inclusão no contexto da TI do Governo Federal.

Para acessar ao evento completo, acesse: https://www.youtube.com/live/cLc3nqPc6Cg?feature=share

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário