Qualquer semelhança, é mera coincidência!
Quem diria, após 20 dias de exaustiva procura ao pistoleiro mais temido do Centro-"OESTE", teríamos um final tão trágico e desastroso para os dois lados.
20 dias de fuga, milhões de reais gastos em uma operação de captura, centenas de policiais envolvidos, tanto federais, quanto estaduais, helicópteros, equipamentos de última geração com visão noturna, inclusive térmicos, centro de operação montado, estratégias sendo planejadas, e o que dizer sobre essa operação?
Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. | Foto: Arquivo Tribuna do Brasil
Como podemos dizer que essa foi uma operação bem-sucedida? Se ao invés de capturar o criminoso vivo, tomou-se a péssima decisão de revidar os tiros de um criminoso que não tinha os mesmos recursos bélicos para se impor, muito menos para se defender, mas a decisão foi de "ABATER O ALVO"? Será que não poderiam minar todos os seus recursos, até conseguir o objetivo principal, capturá-lo VIVO?
125 tiros disparados, e, segundo informações que circulam, acertarem pouco mais que 30% (38)? Ou os tiros foram dados aleatoriamente no local onde se escondia Lázaro, sem ao menos saber para onde estavam atirando? Será mesmo que se pode afirmar que é a polícia mais bem preparada do país, como disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado? Como se não bastasse o despreparo em negociar a rendição, ainda obteve um resultado abaixo da média no quesito "tiro"? Em uma avaliação de tiros, será que obteriam a média para aprovação?
Secretário de Segurança do Estado de Goiás | Foto: Arquivo Tribuna do Brasil
Será que o Secretário de Segurança do Estado de Goiás, que coordenava as operações de seu "QG", não poderia impor que este criminoso precisava ser capturado vivo, independentemente de qualquer circunstância, visto que havia muitos crimes que precisavam ser esclarecidos, bem como apoiadores que facilitaram a sua fuga, os fazendeiros financiadores dos seus serviços de "pistoleiro" que precisavam ser descobertos? De onde vieram os R$ 4.400,00 que estavam no bolso de Lázaro? Será que matar Lázaro foi a melhor decisão da polícia?
Policiais Militares do Estado de Goiás comemorando a execução de Lázaro Barbosa. | Foto: Arquivo Tribuna do Brasil
Será que comemorar com abraços e palavras de ordem "ACABOU!", dentre outras manifestações como "carreata de viaturas", que trouxeram a esses policiais e demais envolvidos na operação, bem como a população, a falsa sensação de alívio, e também de dever cumprido? Será realmente que podemos dizer "ACABOU"? Ou a polícia só fez foi complicar ainda mais a situação quando decidiu "ABATER LÁZARO"?
Em que situação podemos afirmar que esta operação pode ser considerada "Bem-Sucedida"?
Forças de seguranças reunidas | Foto: Arquivo Tribuna do Brasil
Com tantos policiais envolvidos na operação, e ainda mais, após localizar o criminoso, será que não teriam a chance de negociar a sua rendição, a ponto de vencê-lo pelo cansaço, e na oportunidade, paralisá-lo com tiros em suas pernas, ou tranquilizantes que possibilitasse a sua captura, vivo? Não sabemos as reais condições naquele momento, mas pelas circunstâncias noticiadas, havia meios para isso.
Será que agora não poderíamos estar desvendando outros crimes que infelizmente ficarão encobertos e impunes com a morte de Lázaro, por conta de uma decisão mal tomada num momento de emoção por parte da polícia ao se deparar de frente com o criminoso após 20 dias de procura?
"A PROVA, MORREU!"
"AS RESPOSTAS A TODAS ESSAS PERGUNTAS, MORREU!"
QUEM PODERÁ AGORA RESPONDER ÀS PERGUNTAS QUE TENTAM NÃO SE CALAR?
Foi morto pelos policiais que tanto desejavam encontrá-lo, sem confissão, sem nenhuma declaração e tudo que tínhamos era Lázaro, a prova viva de que poderíamos saber quem realmente estava por trás de tantos crimes, já que Lázaro foi considerado um "PISTOLEIRO MATADOR".
Fica aqui a nossa indignação a tanto esforço, tanto investimento, tanto empenho, tantos planejamentos, "PARA QUÊ"?
Ficamos agora à mercê de novos marginais que se formam a cada dia ao verem que a impunidade impera em nosso meio, mesmo apesar deste desfecho, que como já relatei, traz a falsa sensação de segurança, além da constatação de que "alguns" profissionais da segurança pública de seus estados, não estão 100% prontos para responderem aos anseios da sociedade, apenas pouco mais que 30%. Infelizmente novos Lázaros se formarão, pois continuarão existindo as demandas que financiam estes marginais.
Por Anderson Miranda - Jornalista
Diretor Executivo do Portal Tribuna do Brasil
EDIÇÃO: REDAÇÃO DO GRUPO M4 PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA
🇧🇷 *TRIBUNA DO BRASIL* 🇧🇷
A notícia em primeira mão!
⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
*FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS!*
Cadastre-se no site para receber um compilado das nossas notícias do dia!
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES E INSCREVA-SE PARA RECEBER DIARIAMENTE OS NOSSOS CONTEÚDOS E NOTÍCIAS.*
🇧🇷*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/
🇧🇷*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
🇧🇷*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
🇧🇷*e-Mail*: grupom4.contato@gmail.com
⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #santacatarina #jornalistaandersonmiranda #jornalismo #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #prefeitosevereadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário